domingo, 3 de abril de 2011

Nota de Repúdio ao Deputado Federal Jair Bolsonaro (PP-RJ)

Na última semana o Diretório Central dos Estudantes Vladimir Herzog realizou sua I Semana Interdisciplinar de Direitos Humanos. Nessa semana, os estudantes das Faculdades Integradas Hélio Alonso debateram temas importantes como a violência contra a mulher, a promoção da igualdade racial, a democratização da comunicação, o combate à homofobia e a questão da segurança pública em eventos que lotaram os auditórios da universidade demonstrando que o movimento estudantil da universidade está mais vivo do que nunca.

O debate sobre diversidade sexual foi talvez o mais representativo. Estiverem presentes representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da sociedade civil, dos estudantes, além do próprio corpo docente da universidade. O debate serviu para contestar muito do senso comum, o que é deveras importante numa universidade que pretende formar novos formadores de opinião.

Mas o debate sobre a diversidade sexual lembrou que ainda há setores na sociedade extremamente conservadores e reacionários. No Rio de Janeiro esses setores são representados pelo deputado federal Jair Bolsonaro e seus filhos.

A prova desse conservadorismo está expressa na recente declaração do deputado Bolsonaro de que os pais devem bater em seus filhos para que eles não se tornem homossexuais. Para o DCE Vladimir Herzog, que durante toda a I Semana Interdisciplinar de Direitos Humanos reafirmou o seu compromisso na luta pelos Direitos Humanos, o Deputado deveria ser preso por essa declaração que, na nossa visão, fere o decoro parlamentar pois não condiz com a postura que se espera de um representante do legislativo da sociedade democrática em que vivemos.

O DCE Vladimir Herzog, o Diretório Acadêmico de Comunicação Leonel de Moura Brizola, o Diretório Acadêmico de Turismo João Amazonas, o Diretório Acadêmico de Direito João Cândido, a ONG Luta Legítima e a União Estadual dos Estudantes do Estado Do Rio de Janeiro expressam através dessa nota seu repúdio ao Deputado Federal Jair Bolsonaro (PP-RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário